Já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado?
Essa é uma das verdades com mais lógica do marketing.
Imagine não ser encontrado.
Estou falando de alguém te procurar e não te encontrar.
O quão ruim isso seria para a sua empresa?
Nesse artigo eu vou te mostrar quais são os 4 comportamentos universais de toda pessoa que navega na internet, e claro, como você e sua empresa podem (e devem) estar presentes em cada uma delas criando uma Presença Online Perfeita.
Várias empresas hoje em dia brincam de esconde-esconde na internet.
Parece que vão ganhar algum prêmio se não forem achadas.
É claro que não é a intenção ficarem escondidas. Mas infelizmente, não sabem o que fazer para estarem presentes no dia a dia de seus potenciais clientes e colocam todos seus esforços na força ativa de vendas.
Abrindo um parênteses aqui…
Basicamente, existem duas forças principais de vendas no mundo. A “ativa e a passiva”.
Na força ativa, você vai atrás de clientes (prospecção) e na passiva o cliente vem atrás de você (captação).
Fechando parênteses aqui…
Não existe nada melhor que a captação.
Nada melhor que uma pessoa pedir para ser seu cliente.
Mas para que você tenha uma ótima captação, sua empresa precisa no mínimo, ter uma presença online.
Em outras palavras, estar presente onde seu potencial cliente está na internet.
Não existe nada de errado em fazer prospecção, muito pelo contrário. Dependendo do seu negócio, é necessário que isso seja feito.
Porém, a captação é sempre melhor porque o cliente já está bem mais preparado do que em uma prospecção.
Ele já quer. Ele já está interessado. Ele que está pedindo.
Sua empresa precisa quebrar muito menos barreiras e objeções do que em uma prospecção ativa.
Enfim, no melhor dos cenários, essas forças devem trabalhar em conjunto. Mas vamos voltar para o tema principal desse artigo que é a presença online.
Se preciso estar onde meu cliente está… Cadê ele?
Existe um padrão que se repete em todo o mundo. Não importa se você é um cidadão do Brasil ou na Austrália.
Existem 4 comportamentos que todo internauta faz com frequência e que sua empresa precisa estar presente se quer ter uma boa captação.
São eles:
- 1 – Buscas no Google
- 2 – Consomem conteúdo
- 3 – Se relacionam nas redes sociais
- 4 – Abrem seus e-mails
Diariamente esses são os lugares que toda pessoa que usa a internet está presente.
Todo dia.
Uma vez que você souber como dominar esses lugares e aparecer da maneira certa, suas captações serão MUITO MELHORES.
Felizmente, estou aqui para te orientar como fazer isso. Pronto?
1 – Mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc)
Se eu perguntar se você usa o Google (ou Bing ou Yahoo, etc) seria a mesma coisa que te perguntar se você bebe água.
Mas uma pergunta mais pertinente seria…
“Se eu pesquisar o nome da sua empresa no Google, o site dela aparece?”
“Se eu pesquisar as palavras chaves do seu negócio, a sua empresa aparece?”
O primeiro lugar que quero te mostrar são os mecanismos de busca.
Todo mundo “conversa” com o Google diariamente.
Pesquisam lugares, produtos e serviços.
Não usar os mecanismos de busca como ferramenta para aparecer, pode ser um erro fatal.
Vou colocar uma situação aqui para você…
Imagine que você faz anúncio na mídia tradicional como jornal, revista, outdoor, panfletagem e etc…
Ou até mesmo um cliente super satisfeito faz a famosa propaganda boca a boca para o seu negócio.
Sabe o que a primeira coisa que a pessoa que foi “atingida” pela propaganda faz?
Pesquisa seu nome no Google.
Seja para saber mais, para saber o endereço ou até mesmo para ver se o que falam é tudo isso mesmo.
Você já “avisou o Google” para mostrar a sua empresa quando pesquisam pelo o nome dela?
Sim. Você precisa “avisar” ele.
Não é o meu intuito aprofundar em indexação de páginas ou pesquisa e otimização de palavras-chave para o seu negócio.
Esse artigo ficaria enorme e daria até mesmo para preparar um curso apenas disso.
Meu intuito é mostrar que você precisa estar no Google, no mínimo, quando pesquisam sobre a sua empresa.
Vou passar uma técnica para que você consiga isso em poucos passos.
A forma mais fácil de fazer isso é através do Google Meu Negócio.
Ao fazer o cadastro GRATUITO nele com as informações da sua empresa, o Google entende que você é um negócio e te mostra para pessoas que estão buscando por soluções que sua empresa oferece.
O melhor disso é que ele mostra a partir de geolocalização.
Vamos supor que você pesquise a palavra-chave do seu negócio, como por exemplo, padaria, dentista, cardiologista, supermercado, esteticista, academia, etc…
O Google irá te mostrar uma lista desses negócios mais próximos de você.
Se o seu negócio não está cadastrado no Google Meu Negócio já é um ponto que você não está aparecendo.
Essa é a melhor forma de ser encontrado por pessoas que estão em busca de uma solução específica que seu negócio pode resolver.
Na verdade, estão procurando negócios como o seu. Cabe a você e sua estratégia de marketing e vendas conquistar o cliente.
Existem outras formas de aparecer nos mecanismos de busca, como com Adwords, seu site e conteúdos otimizados para as palavras-chave.
Mas isso fica para um outro artigo ou curso.
Vamos em frente.
2 – Conteúdo (Blogs, Youtube, livros, etc)
O segundo comportamento que todo internauta faz é consumir conteúdo.
Tanto em artigos (como esse) ou em vídeos através do youtube ou nas redes sociais.
Boa parte desse conteúdo é de entretenimento. Comédia, digital influencers e canais no youtube.
Muitas empresas hoje tendem a comprar um espaço publicitário dentro desse conteúdo de entretenimento.
Semelhante ao que a TV faz hoje com os programas de auditório, como Domingão do Faustão.
É por isso que muita blogueirinha posta foto com produtos e canais de Youtube fazem merchan no começo de seus vídeos.
Porém, não é aqui que seu negócio deve focar.
Existe um conteúdo que as pessoas consomem que é o conteúdo de especialistas.
O seu conteúdo. As suas informações. O seu conhecimento como especialista.
Eu não sei de qual mercado você é ou em qual segmento você atua. Mas eu tenho certeza que você entende do assunto do produto ou serviço que você vende, certo?
Agora, imagine produzir um conteúdo sobre um tema dentro do seu mercado que ajude as pessoas a resolverem um problema ou que ajude a preparar seus potenciais clientes para comprar da sua empresa.
Além de ajudar a construir a sua AUTORIDADE no seu mercado, vai te ajudar a construir um dos elementos mais importantes que sua empresa poderia pensar em ter.
A CONFIANÇA.
Mais uma vez… não vou me aprofundar em técnicas de construção de conteúdo e gatilhos de confiança, porém pense um pouco comigo.
Se você encontra uma empresa que te ensina como resolver alguns problemas ou te dá dicas que facilitam sua vida, você passa a ter mais confiança naquela pessoa e negócio certo?
Afinal, parece que ela entende do assunto que está escrevendo ou filmando.
Por exemplo, você está lendo esse conteúdo que fala sobre um segmento do marketing digital.
Estou te dando muita informação de que você pode usar. Isso já gera uma certa confiança com a minha pessoa 🙂
Se você aplicar alguma de minhas orientações e ter o mínimo de resultado, BINGO!
Meu nível de confiança com você sobe alguns pontos.
E é exatamente isso que você precisa fazer com sua audiência.
Ajude!
Nesse momento você é encontrado por pessoas que estão procurando uma resposta para alguma coisa.
Certo! Mas sobre o que falar?
Muito bem. Existem muitas formas de produzir um bom conteúdo.
Uma forma simples e tende a dar muito certo é responder as dúvidas mais comuns que você escuta de seus clientes.
Perguntas frequentes são uma ótima fonte de inspiração e praticamente já estão validadas.
Faça um levantamento das dúvidas que você mais escuta e produza um conteúdo respondendo essas dúvidas.
Simples assim.
IMPORTANTE: Sempre lembre de fazer uma chamada de ação no final ou no meio do conteúdo. Sempre mostre o próximo passo para a sua audiência.
Deve entrar em contato? Ler outro artigo complementar? Ver um vídeo? Clicar no botão de compra?
Não deixe sua audiência perdida. Dê um norte!
Vamos para o terceiro tópico?
3 – Redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, etc)
Não preciso dizer muito sobre esse ponto.
Todo mundo sabe que tem que estar nas redes sociais.
Mas o que poucos sabem é como estar nas redes sociais da forma certa.
Vou ressaltar dois pontos cruciais que todo negócio deveria prestar atenção quando o assunto são redes sociais.
O primeiro ponto é ter uma página totalmente otimizada com todas as informações da sua empresa.
E o segundo é saber “chamar a atenção” de seus potenciais clientes.
A maioria peca ao colocar as informações do negócio. Aqui na agência temos um serviço de otimização de redes sociais.
É muito comum fazermos a primeira análise e perceber que informações estão faltando.
Quanto mais informações você conseguir colocar sobre o seu negócio, melhor.
Lembre-se… Seu potencial cliente visita sua página nas redes sociais procurando por informações.
Seu endereço está atualizado? Telefones corretos? E-mail? Site? Produtos e serviços bem explicados?
Facilite a vida de seu cliente para que ele entre em contato com você.
O segundo ponto é saber “chamar a atenção” do seu público.
Uma vez que todas as informações estão corretas e seu potencial cliente te segue, você precisa aprender a chamar a atenção dele em suas publicações.
Quanto mais você aparece para ele nesse caso, mais a sua marca e negócio ficam fixados na mente dele.
Consistência é a chave.
Sua empresa precisa estar no dia a dia do seu consumidor.
O grande problema aqui é que você está concorrendo com várias pessoas e empresas.
Existe muita informação e estímulos ao mesmo tempo.
Então como chamar a atenção?
Existem algumas formas, mas uma das melhores que posso te orientar é…
Fale a linguagem do seu cliente.
Suas publicações, lives e vídeos devem manter um padrão na linguagem e o que é comunicado.
Além de chamar a atenção do seu potencial cliente nas redes sociais, vai te ajudar a fixar seu posicionamento e aumentará sua autoridade em seu mercado.
É claro que você também precisa ter um plano de investimento em tráfego pago para ampliar sua base de seguidores e potenciais clientes.
E sem dúvidas, campanhas de marketing direcionado. Mas aqui eu quero focar no básico que você precisa ter para construir uma presença online.
Em poucas palavras, dê informações em suas redes sociais e se mantenha consistente em suas publicações.
DICA: Invista em comunicação pessoal em suas redes sociais, como lives e dependo do seu negócio, fotos dos bastidores. Fazer um mix entre publicações de conteúdo/engajamento e oferta tende a funcionar muito bem.
Não seja 100% conteúdo ou 100% oferta. Trabalhe com equilíbrio.
4 – E-mail (Imã digital, e-mail marketing, ofertas especiais)
Chegamos ao quarto ponto de uma presença online perfeita.
O grande objetivo desse artigo é te ensinar a ter vários pontos de contato com seu potencial cliente.
Imagine a seguinte situação…
Você está no meio de uma campanha de um novo produto/serviço.
Se você domina os 4 principais pontos da presença online:
- 1 – As pessoas vão ver no seu site o novo banner do produto,
- 2 – vão ver nas redes sociais publicações sobre ele,
- 3 – vão ler em seu blog ou assistir em seu canal no youtube sobre o novo serviço
- 4 – e finalmente vão abrir a caixa de entrada de e-mail e vai ter algum e-mail de novidade sobre seu negócio.
Qualquer lugar que eles forem, você e seu negócio vão estar presente.
Porém, a parte do e-mail pode ser uma das mais difíceis de implementar.
Envolve algumas ferramentas de captura de e-mail e algumas estratégias para melhorar a performance das captura.
Porém, uma vez que você conseguir coletar essas informações de potenciais clientes, você irá criar uma base de contatos para se comunicar diretamente com eles.
O bom é que uma boa parte das empresas já faz a coleta desses e-mails para se comunicar. Geralmente, no cadastro das pessoas ao virarem clientes.
Alguns clientes chegam a falar para mim o seguinte…
Para que fazer a comunicação por e-mail se eles me seguem nas redes sociais?
Além da presença online completa, a entrega é mais efetiva.
A verdade é que o alcance das redes sociais está diminuindo. Algo normal para essas plataformas.
Uma estratégia de anúncio patrocinado bem elaborada vem para ajudar nesse quesito.
(Não é atoa que a maioria dessas estratégias de tráfego pago, levam o potencial cliente para uma landing page que captura o e-mail dele, mas isso é papo para outro artigo)
Logo, com o alcance menor, a sua entrega é menor também. Isso quer dizer que não são todas as pessoas que te seguem nas redes sociais que recebem suas publicações.
No e-mail, a entrega é muito maior. Aumentando assim, a sua capacidade de se comunicar com mais eficiência com seus potenciais clientes.
Sem contar que por e-mail fica muito mais fácil fazer campanhas segmentadas e com alto impacto em vendas.
Você pode segmentar a sua lista de emails por tópicos e interesses e enviar e-mails certeiros para essas pessoas.
Por exemplo, eu posso segmentar a lista de emails da Soulmark por alguns interesses como site, conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, branding, etc.
Caso eu faça um artigo sobre ‘marketing de conteúdo’, eu segmento e envio apenas para as pessoas que têm interesse nesse tema.
Bom, o céu é o limite quando se tem uma base de e-mail bem construída.
Resumindo:
Para ter uma presença online perfeita você precisa trabalhar 4 pontos estratégicos, usando como base, o comportamento padrão de todo internauta, que são:
- 1 – Pesquisas no Google
- 2 – Consomem conteúdo
- 3 – Relacionam nas redes sociais
- 4 – Abrem seus e-mails
Uma empresa que quer ser encontrada na internet, precisa estar nesses pontos.
Eu tenho um texto que escrevi falando sobre como não errar na hora de desenvolver um site ou saber se seu site foi feito da maneira certa e, principalmente, com o propósito certo.
Ele vai te ajudar a complementar sua leitura
Clique aqui e acesse o conteúdo
Vou ficando por aqui! Espero que tenha gostado. Compartilhe com seu amigo empresário que precisa saber dessas informações e deixe seu comentário logo abaixo
Até a próxima