É muito comum eu escutar de clientes a seguinte frase:
“Hoje eu só uso as redes sociais porque ninguém mais acessa site…”
Será mesmo? Vou discutir um pouco com você sobre esse tema nesse artigo.
É inegável que as redes sociais tomaram uma proporção ENORME nos últimos anos e bons empresários sabem que você precisa estar onde seu público-alvo está.
Quem não está nas redes sociais hoje, não é mesmo?
Mas será mesmo que elas definitivamente substituem ter um site para seu negócio?
A resposta é NÃO e vou te explicar o por quê.
O grande problema hoje é que uma grande parte das empresas tendem a seguir uma “linha de tendências” do que está funcionando ou não.
O que não é errado.
Atualizar as estratégias e os meios para vender o seu produto/serviço não podem parar. Faz parte da inovação da empresa buscar novas formas para crescer e/ou vender mais.
Mas o que a maioria esquece é que existe o básico que vai ter dar suporte para as novas estratégias.
Um site faz parte do kit básico de internet marketing para empresas. Não importa o tamanho ou mercado.
É obrigatório. (Claro… é apenas obrigatório se você for um empresário que leva a sério o seu negócio, o que estou presumindo que você seja 🙂 )
Dá para vender só usando as redes sociais? Opa se dá…
“Então por que raios eu deveria ter um site, mesmo sabendo que da para vender pelas redes sociais?”
Existem inúmeras razões para que você tenha um site para o seu negócio. Não é o meu objetivo aprofundar em todos os pontos ou explicar os mínimos detalhes.
Mas quero destacar 2 pontos importantes.
O básico que funciona e a percepção do seu cliente.
O BÁSICO QUE FUNCIONA (SEMPRE)
Como disse anteriormente, ter um site faz parte do básico de internet marketing.
Em linhas gerais, com um site você pode:
- Ter suas informações organizadas e detalhadas,
- Ter um blog para produzir conteúdo (como esse)
- Formulários de contato,
- Páginas secretas de ofertas
- Páginas de captura
- Páginas com campanhas específicas
- Pode ser encontrado pelos mecanismos de busca com mais facilidade
- etc, etc e etc…
É a base de tudo.
Imagine começar a construir uma casa pelos telhados e só depois construir as bases para sustentá-la.
Um site sustenta toda sua estratégia de posicionamento e de vendas.
É o básico que sempre vai funcionar. Ponto.
E principalmente te ajudará em um ponto crucial para conquistar novos clientes com mais facilidade. Vamos falar disso no próximo tópico.
Um ponto interessante para ressaltar a importância de um site é que ele é seu e não do Tio Mark (dono das principais redes sociais)
E daí? Qual o problema das redes serem deles?
Bom, o quão trágico seria se elas parecem de funcionar e seus resultados, do dia para noite, parassem também?
Ou até mesmo uma nova lei que proíba de anunciar nas redes?
Seu negócio iria parar por causa disso?
Ótimos empresários sabem que devem administrar riscos, principalmente aqueles que podem levar a ruína.
Colocar todo seu esforço e ativo nas redes sociais (que não são suas) pode ser um risco grande.
É claro que nada disso pode não acontecer.
Mas sempre existe a possibilidade de algo ruim acontecer.
Redes sociais já foram extintas e o alcance orgânico diminuem a cada dia.
É algo para se pensar. Diversificar pode ser uma boa escolha.
PERCEPÇÃO = REALIDADE
Mais uma vez, não quero me aprofundar nesse ponto, mas preciso que você preste atenção, pois pode mudar o jogo para você.
Vamos fazer um exercício de imaginação para você entender isso.
Uma pessoa está pesquisando para comprar o produto XYZ.
Nessa pesquisa, ela encontra 2 opções nas redes sociais que chamaram sua atenção. A empresa A e a B.
A empresa A tem apenas as redes sociais para divulgar seus produtos enquanto a empresa B, além das redes, possui um site com mais detalhes sobre o produto XYZ.
Responda com sinceridade, qual empresa passa mais credibilidade para seu cliente?
Vou te falar algo que pode até parecer estranho de começo, mas você vai entender.
Mesmo se a pessoa não entrar no site da empresa B, inconscientemente, ela já percebe que a empresa B pode oferecer mais valor.
Por simplesmente saber que ela tem um site.
Quem nunca falou “Nossa! Nem site essa empresa tem…” que atire a primeira pedra.
De modo geral, o ser humano busca esses elementos de credibilidade para validar a suas decisões. Principalmente as de compra.
NINGUÉM quer tomar uma decisão errada.
Uma vez que essa pessoa PERCEBER que uma empresa pode oferecer mais valor que a outra ou que passa mais credibilidade, está feito.
Isso se torna a realidade daquela pessoa.
Percepção = realidade.
Agora, se essa pessoa fosse seu potencial cliente. Seu negócio tem os elementos básicos para ser, no mínimo, percebido como melhor que seu concorrente?
Se sua empresa não tem um site, que é o básico, ela já sai perdendo…
As redes sociais vão te ajudar a vender, sem dúvidas. Elas mesmo servem também como elementos como elementos de credibilidade.
Mas você precisa decidir se está jogando o jogo de curto prazo ou está construindo uma base sólida para vender cada vez mais com a internet.
Recapitulando: As redes sociais são maravilhosas. Mas nunca vão substituir um site e toda base que ele pode dar para seu negócio
Eu tenho um texto que escrevi falando sobre como não errar na hora de desenvolver um site ou saber se seu site foi feito da maneira certa e, principalmente, com o propósito certo.
Se você leu até aqui acredito que vai gostar de ler esse texto também.
Clique aqui para acessar esse conteúdo
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Grande abraço e até a próxima!